quarta-feira, 9 de maio de 2012

O que é conhecer ? O que é conhecimento ?


Conhecer é não ter duvidas sobre algo.
Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal cientifico  (homem com grande conhecimento).
O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a gnoseologia. Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é de ampla compreensão que conhecimento é aquilo que se sabe de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, para falar deste tema é indispensável abordar dado e informação.


17 comentários:

  1. Diferença entre Conhecimento e Conhecimentos.

    Começamos por conceituar o conhecimento: Conhecimento é a relação que se estabelece entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer.

    Conhecimentos é a razão crítica precisa: fazer a crítica dos limites, estabelecer princípios éticos, vincular construção a raízes sociais.

    ResponderExcluir
  2. Diferença entre Conhecimento e Conhecimentos.

    Conhecimento pode ser estabelecido no âmbito das experiências do dia-a-dia. Conhecimentos é concentrar-se nas ideias. É ir à busca do saber e informações que uma pessoa pode ter, buscando a razão tento um senso critico e empírico.

    ResponderExcluir
  3. Diferença entre conhecer e conhecimento: o conhecer pode ser estabelecido no ambito da vida cotidiana, é compreender, conhecer a realidade. Conhecimento é compreendê-la e explicá-la.

    ResponderExcluir
  4. A diferença entre conhecer e conhecimento
    Conhecer é saber o que é, é compreende-la.
    Conhecimento é compreende-la de forma geral, saber para que serve, os beneficios e maleficios que pode trazer, é saber domina-la.

    ResponderExcluir
  5. A Diferença entre conhecer e conhecimentos,é Conhecer a realidade significa compreendê-la e explicá-la. Foi a necessidade de compreender, explicar, enfim, conhecer a realidade, o mundo em que vivia que levou o homem a filosofar. Por conta disso, até a procurar compreender como se dá o próprio conhecimento. Thays Xavier

    ResponderExcluir
  6. O que difere a sabedoria de conhecimento?
    Os termos “informação”, “conhecimento” e “sabedoria” são freqüentemente utilizados com o mesmo sentido, o que traz muitas interpretações dúbias e até errôneas, principalmente no que diz respeito aos termos conhecimento e sabedoria.
    A informação é o dado em seu estado bruto, captado pelos sentidos de todos os níveis: odor, paladar, imagem, pressentimentos, leituras , palestras , reuniões , etc. O conhecimento é a informação analisada, compreendida e incorporada já sabedoria é o conhecimento submetido ao julgo dos valores, crenças , ética e moral , sendo assim , não há sabedoria sem conhecimento, e nem conhecimento sem informação , podemos dizer que são dados em estágios diferentes de processamento , semelhante a um diamante , ele bruto tem um valor , mas lapidado este valor se multiplica , mas em nenhum momento deixou de ser um diamante.
    Se considerarmos a ignorância como a ausência de conhecimento, ainda que a mente possua informação em abundância, esta seria menos perigosa do que o conhecimento que não é feito sabedoria, pois conhecer sem saber é como tentar cortar carne no escuro , você tem todos os elementos , a tabua , a carne , a faca , mas como não pode analisa-los sem os critérios da visão corre-se o rico de estragarmos a carne ou até nos ferirmos.
    Viver apenas com conhecimento mas sem sabedoria é como enxergar a vida sem óculos , fica tudo meio embaçado.
    Na historia existem diversos exemplos de falta de sabedoria e excesso de conhecimento , mas o melhor deles você pode encontrar observando ao seu redor nas empresas , governos , associações , condomínios etc.

    “A sabedoria é o melhor guia e a fé, a melhor companheira. Deve-se pois, fugir das trevas da ignorância e do sofrimento, deve-se procurar a luz da Iluminação.”
    Sakyamun.

    ResponderExcluir
  7. O que Difere Sabedoria de Conhecimento:

    Sabedoria: É quando você já conhece algo, quando você pratica aquela coisa frequentemente, quando você tem uma certa sabedoria sobre aquela coisa, e que sabe distingui-la de certas coisas.

    Conhecimento: É quando você tem uma grande especialização em determinado assunto, quando você sabe criticar a respeito dele, Quando você estabelece princípios para ele, E é quando você tem muitas informações e Experiencia sobre determinado assunto.
    Noé Filho'

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Conhecimento:

    A construção do conhecimento fundado sobre o uso crítico da razão, vinculado a princípios éticos e a raízes sociais é tarefa que precisa ser retomada a cada momento, sem jamais ter fim.

    O conhecimento é objetivo, transmissível de forma indireta ou impessoal, podendo ser adquirido através de livros, computadores..., enquanto o saber só é transmissível de modo direto , de pessoa a pessoa , sem possibilidade de sistematização.

    É tudo que você apreende e guarda na sua memória, conceitos, teorias, hipóteses, tudo que pode ser um conhecimento.

    Ou seja, algo prático...

    Conhecer:

    Ter a idéia, a noção mais ou menos precisa de alguma coisa, Ter grande prática em certas coisas.

    Conhecer é não ter duvidas sobre algo.


    Vlws ? (:'

    ResponderExcluir
  10. Conhecer/conhecimento
    O conhecimento é transmissível de forma indireta ou impessoal, podendo ser adquirido através de livros, computadores..., enquanto conhecer só é transmissível de modo direto de pessoa a pessoa , sem possibilidade de sistematização .

    Aluno:Lucas da Paixão Rodrigues
    N°:26

    ResponderExcluir
  11. Conhecimento – capacidade de realizar procedimentos que permitem a um sujeito descrever, calcular ou prever os objetos e fenômenos que compõem a sua realidade.
    Conhecer – significa reproduzir essa realidade no pensamento, de forma correta e verdadeira.

    ResponderExcluir
  12. A diferença entre conhecer e conhecimento: Conhecer- pode ser estabelecido no âmbito das experiências da vida cotidiana.
    Conhecimento- é o ato ou a atividade de conhecer , realizado por meio da razão ou da experiência.

    ResponderExcluir
  13. conhecimento: é fazer algo que compõem a sua realidade é passar para a "frente" o que você ver. Viver apenas com conhecimento mas sem sabedoria é como enxergar a vida sem óculos , fica tudo meio embaçado.
    Conhecer é ter a capacidade de pensar fazer tudo do teu jeito, de forma verdadeira sabendo as consequências de tal forma.
    Bjs: Patricia Dias

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. A diferença entre conhecer e conhecimento:

    Conhecer é quando você conhece sua realidade e fatos do cotidiano.

    Conhecimento é quando você busca através da razão a compreender e investigar a realidade

    ResponderExcluir
  16. A diferença entre conhecer e conhecimento:
    Conhecimento é o ato ou atividade de conhecer, realizado por meio da razao ou experiencia.
    Conhecer é ter a ideia, a noçao mais ou menos precisa de alguma coisa.
    - Bianca Araújo.

    ResponderExcluir